domingo, junho 29, 2008

Levinas?

"O desejo é uma fome que abre novas fomes, e quanto mais fome eu tenho, mais fome eu terei."

domingo, junho 22, 2008

Amizades criminosas

Que chocante essa história do Morro da Providência...
Um tenentinho arrogante prende três rapazes que o teriam desacatado, e, desobedecendo a ordem de um capitão que mandou libertá-los, entrega-os a traficantes de um morro rival como um "presentinho".
Os traficantes toturam e assassinam os "presentes", aparentemente sem nenhum motivo a não ser o fato deles morarem em outra favela, e de lhes ter sido "doados" por um oficial do Exército.
O tenente está preso assim como outros 10 militares que o acompanharam nessa empreitada sádica. Alguns alegam que não sabiam o que estava ocorrendo e que apenas obedeceram ordens.
Ficou claro porém que houve negociação entre os militares e os traficantes, já que os soldados entraram na Mineira num caminhão do Exército , sem terem sido recebidos a tiro, o que é o esperado infelizmente, e foram recebidos pelos traficantes que já os aguardavam.
Além das questões óbvias relativos ao desrespeito ao papel do Exército, choca ver com tanta clareza a promiscuidade existente entre os que são pagos para proteger os cidadãos, e respeitar as leis, e os criminosos. Que a Justiça cuide deles com rigor, o que acredito que fará já que a ação do tenente desmoralizou e manchou a credibilidade do Exército.
Assusta também os moradores da Providência saber que entre os soldados, que estão lá para dar proteção aos trabalhadores de uma obra, que alguns chamam de eleitoreira, estão moradores da Mineira, onde vivem traficantes rivais dos traficantes da Providência. E daí? O que moradores comuns teriam a ver com a guerra de criminosos? Ao que parece, tudo.
O Rio, e a Bahia também, começam a lembrar a barbárie servo-bósnia-croata e a barbárie africana onde pessoas agridem e matam vizinhos, conhecidos, por pertencerem a grupos étnicos diferentes dos seus. Confesso que tenho medo do que pode acontecer.
A sociedade tem que tomar uma providência urgente para pôr fim a esse estado de coisas.
O mal deve ser cortada pela raiz. Que essa conversa que todo mundo já ouviu sobre a necessidade da Educação ser levada a sério no país saia da retórica e se transforme em realidade. Antes que passemos todos a viver em estado de sítio. O pessoal das favelas e dos bairros pobres, infelizmente, já vivem essa realidade. E precisam sair dela.

quarta-feira, junho 18, 2008

Do meu planeta....


Ai, que alívio...

Consegui conectar com a internet depois de quase 20 dias de problemas com a Velox.

Um técnico veio até aqui e disse que o problema era no cabo (quando ele chegou o cabo estava conectado ao telefone). Só se eu fosse idiota para achar que poderia usar o telefone e a internet no mesmo cabo ao mesmo tempo. O problema não foi aqui em casa, garanto.
Mas, deixa prá lá. Hoje estou zen. Encontrei duas almas afins: uma na fila do banco que protestou quando um homem passou na sua frente (era um funcionário que mostrou o crachá prá ela), e outra no ônibus- continuo andando de ônibus( às vezes acho que é uma maldição e outras que é uma benção). A do ônibus pegou o celular e ligou para o número fornecido por uma ambulante, como se fosse de uma creche para a qual ela estava arrecadando dinheiro com a venda de canetas.

Não vi o resultado por que saltei antes, mas, como sou curiosa, também liguei. Demorou um pouco e uma voz feminina atendeu. Percebi que a linha era de telefone público e perguntei se ali era um orelhão. Disse que sim. Aí perguntei: "tem alguma creche por aí?".A mulher respondeu; "tem aqui em frente". Pode ser mentira, pode ser armação, mas não importa. Afinal, quem pagou levou uma caneta. E eu fiquei satisfeita por constatar que tem muita gente como eu, de saco cheio de ser desrespeitada e tratada como débil-mental.

Falar nisso, a SET colocou uma faixa para pedestres na rua Conselheiro Pedro Luís, na esquina com a rua Vidal não sei o quê.

Deve ter sido para enfeitar o asfalto. Os motoristas não só não param, como sequer diminuem a velocidade.

Esta semana uma senhora quase foi atropelada (fui eu ). Indignada, mostrou a faixa para o motorista que fez um sinal obsceno para ela. O pior é que a dita cuja respondeu com o mesmo gesto . Que vergonha.

Tomara que a SET pegue esse descarado em alguma esquina, e que ele tenha que parcelar a multa em 12 vêzes. Tomara.. A SET bem que podia colocar um pardal na área . Iria ganhar uns trocados fáceis, fáceis...

Eu continuo esperando com muita fé, e muito estresse, que um dia esse povo tome jeito.....



sábado, junho 14, 2008

O que está contecendo com esses meninos?

Tem se tornado constante nos noticiários de Salvador, ultimamente, casos de relações sexuais entre adolescentes postados na internet pelos meninos.
Meninas que se expõem e se coisificam, meninos que alardeiam a virilidade denegrindo a imagem das meninas que se relacionam com eles...
Eu fico perplexa e me pergunto: O que está acontecendo com esses meninos e meninas? Que cultura perversa é essa que leva os jovens a esse tipo de exibicionismo vulgar?
O ato sexual entre eles parece não ter nada a ver com o prazer, como um ato de desejo, uma explosão de hormônios...
Ao contrário, parece brotar da necessidade de se sentirem valorizados, como se a coisificação de si mesmos os tornassem mais homens e mulheres.
A banalização do sexo e sua vulgarização tornou-se aceita e estimulada nesta sociedade baiana, doente e burra, onde "músicas" como "Chupa que é de uva", ou, "Senta que é de menta", viram hits cantados até por crianças de todas as idades. Como é que "músicas" como essas são tocadas em rádio e em shows? Não passam de pornografia.
Lembram da boquinha da garrafa?
É deprimente....
É deprimente....