terça-feira, janeiro 17, 2006

Padre Pinto saiu da batina

Minha amiga Mariinha ficou intrigada porque eu escrevi no meu textinho sobre o Bonfim que ano que vem irei a festa, mesmo que esteja morta, e logo em seguida falei sobre minhas preocupações com o Padre Pinto. Como psicanalista, que ela é, vive procurando sentidos perdidos nas entrelinhas.
Será que tem?
Padre Pinto está mais vivo do que nunca.
Depois de saracotear no dia da festa de Reis, na Igreja da Lapinha, de olhos pintados, trajando uma batina amarelo-ouro em homenagem a Oxum, e de se vestir de índio no dia seguinte, dançar nas pontas dos pés , sacudir os ombros, deleitar alguns fiéis e chocar outros, ele foi obrigado a consultar um psiquiatra e sair de circulação por uns tempos. " Estaria sofrendo com a execração pública ?".
Pobre padre, um homem com alma de artista preso numa batina ( ou quem sabe protegido por ela) . E que saída espetaculosa...
A Igreja tão misericordiosa com padres pedófilos, 'irmãos necessitando de ajuda', garantiu seu status quo divulgando que o padre/dançarino estaria precisando de cuidados terapêuticos. Ele que não fez mal a ninguém. Apenas nos espantou, nos divertiu, e nos deixou melancolicamente pensando no sentido da existência. Soltou sua vontade de dançar, um direito a alegria quem não tem?
E eis que hoje abro jornais locais e lá está ele: alegre e fagueiro. Bronzeado pelo sol da ilha, cheio de novos amigos, calça de cordão, camiseta, muito colares, pulseirinhas da moda, boina de negão na cabeça, sorridente. Cheio de planos.
Será que a Lapinha perderá um padre e Salvador ganhará mais uma estrela na sua imensa constelação?
Minha simpatia para Padre Pinto que me fêz rir e pensar.

4 comentários:

  1. Anônimo11:09 PM

    Ainda sobre o sentido perdido, contido nas entrelinhas,tenho alimentado o velho sonho do livro de memórias. Procuro uma pena de ouro, que tranforme em pérolas, minhas baboseiras, da minha escuta diária,e de quanto estou metida nisso. Por isso comentei assim ,sobre o Padre Pinto, que também poderia ser o pinto do padre´ou ainda o pinto perdido em busca de um sentido. Quem sabe não é você, essa pena de ouro?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:04 AM

    Ainda não entendi o porque de tanto espanto pelo caso "Pinto" . A Bahia é pródiga em excentricidades . Que bom que o "Pinto" saiu da batina e soltou a "Franga"! Viva a liberdade!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:51 AM

    Pois é, Maria, aconteceu na Bahia.Imagine um piano na praia, imagine o anúncio de que um piano,vai estar na praia ,pessoas em volta das mesas , sentadas em banquinhos de barraca . Agora pense o serviço de metereologia anunciando : vai chover. Não tem mais piano, barraca não tem ,não tem mais banquinho.Bahia não é Minas.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1:03 AM

    Por isso aqui tem estardalhaço. Encontrando um sentido: se algum wordnario,machista que não comenta ,embora frequente este blog,puder falar comigo pode mandar um email pra cnogueira@atarde.com.br com o endereço do blog deles, WORDNARIOS não consigo acessar .risos e bjs

    ResponderExcluir