sábado, janeiro 03, 2009

O Hamas brinca com Israel

Não pensem que apoio o Hamas. Acho que são terroristas quando atacam civis . Mas, não posso dizer que o governo israelense também não seja, quando mata centenas de inocentes nos seus ataques .
Sinceramente, não aguente mais ver o noticiário. A situação no Oriente Médio não muda nunca. É sempre cena de guerra, sangue, dor e lágrimas. É uma doença cronica, é uma burrrice. Todos perdem.
O Hamas, do seu próprio ponto de vista, ganha pontos, quando com os seus foguetes, consegue manipular o estado judeu, que responde exatamente do jeito que eles querem, deixando a população mundial indignada com o massacre de inocentes.
A guerra entre judeus e palestinos atrai a mídia como moscas no mel, e me pergunto porque o mesmo não ocorre com alguns países africanos, em eterna guerra civil e tribal, onde comunidades inteiras são massacradas. Esta semana peguei uns filmes para assistir no feriado. Um deles foi "Diamante Negro" sobre a guerra em Serra Leoa. Na primeira cena , quando guerrilheiros invadem uma vila de pescadores e começam a mutilar homens e mulheres, dei um stop. Não era o tipo de filme que que quisesse assistir no início do ano. Prefiro filmes ficcionais, que se baseiem apenas na imaginação dos roteiristas e que sejam, preferencialmente, engraçados. Se quiser ver desgraça e tragédia é só procurar noticiários de TV e da internet.
Sim, mas voltando ao Hamas. O que o favorece é o fato da mentalidade dos governantes judeus ser igual a desses militantes. É fácil para eles prever a reação uns dos outros.
Também não acho justo culpar o povo israelense por esse estado de coisa. Tem muita israelense que é contra a posição governista e quer alcançar a paz: são as "pombas" ,que não têm a força dos "falcões". Do lado palestino também tem.
Com as devidas proporções parece briga de irmãos: só de birra! Prá não dar o braço a torcer.
Só que nesse caso, estão em jogo vidas humanas . Não vencerá o mais forte. Vencerá o mais esperto, aquele que conseguir trazer a comunidade internacional para o seu lado. E, com certeza, do jeito que está acontecendo, não vai ser o Estado de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário