segunda-feira, dezembro 29, 2008

Ah, Israel...Voce não toma jeito!


Gente, que tristeza essa situação em Gaza! Em pleno período natalino...
Será que o inferno em que esses povos- judeus e palestinos- vivem não vai acabar nunca?
Não precisa ser analista, para ver com clareza que esse conflito é alimentado por aqueles que querem manter o poder e o ‘status quo’ na região. Tanto de um lado quanto de outro. O Hamas ataca Israel que reage desproporcionalmente, e acaba causando a morte de centenas de civis inocentes. É um círculo que não acaba nunca. Os inimigos da paz manejam seus adversários como títeres. Se o inferno existe, deve ficar naquela área.
Talvez por isto Cristo tenha nascido lá. Para levar esperança de paz e de fraternidade entre os homens. Daí o ditado: ”santo de casa, não faz milagres”. O povo, entre o qual ele veio, não tem inteligência emocional, e continua aferrado às leis de Moisés do olho por olho e dente por dente.
É muito fácil para os inimigos de Israel manipularem suas ações e reações. São sempre as mesmas: a da força. E enquanto este ciclo não for quebrado, a situação não vai acabar. Pobre povo israelense; pobre povo palestino. Pobre de nós, seres humanos, que cada dia ficamos mais pertos do Apocalipse e cada vez mais distante das máximas pregadas pelo Cristo, de amar ao próximo como a si mesmo e a fazer aos outros o que quisermos que seja feito a nós mesmos.
Quando será que o governo israelense vai tomar uma atitude inteligente e mudar de métodos, de esttratégia? De deixar de reagir como querem seus inimigos?
Essa guerra estúpida, todos sabem, pode levar à destruição de todo o planeta.
Vejo pelo noticiário da TV imagens de bombas e de pessoas feridas.
Olho pela minha janela e vejo um pedaço do mar, em Ondina, e a Igrejinha de São Lázaro, no alto da colina, pintada de branco e sobranceira. Barulho só o dos automóveis que passam na rua e de conversa entre transeuntes.
Apesar de tudo ( e é muita coisa para se lamentar), ainda acho que tenho sorte de viver no Brasil!
Que 2009 abra nossos corações e que possamos nos ver a todos, independente de religião, de cor, de raça, de gênero, de nacionalidades, de opiniões, como o que realmente somos: seres humanos; irmãos. Apenas isso!
E que o governo israelense tome uma atitude inteligente, ao contrário da que desejam e buscam seus adversários!

Um comentário:

  1. Anônimo12:49 AM

    Minha indignação é tamanha, que acabo pensando num boicote generalizado aos judeus, mas como disse, na prática, almoço todo dia com um velho arquiteto judeu no restaurante macrô ao lado de meu amigo de ascendência árabe,e as coisas mudam de figura...lembra do filme sobre as árvores de limões-esqueci o nome, é perfeito prá retratar a situação-david contra golias ao inverso. O limite que superaram é atacar civis, crianças e hospitais e escolas, que afronta qualquer lógica. Exaustão...não dá para ficar assistindo de camarote!

    ResponderExcluir