quinta-feira, dezembro 18, 2008

A Cúpula do Calote em Sauípe

Não me venham com historinhas humanitárias...
No Brasil tem mais pobres e miseráveis que no Equador, no Paraguai, e na Bolívia. Aliás, a quantidade de nossos pobres e miseráveis deve ser maior que a população desses países. Talvez até juntos. Agora, alguns chefes desses países, capitaneados pelo 'Futuro Grande Ditador' venezuelano, deflagram a bandeira socialista para dizer que não vão pagar a dívida com o Brasil, que consideram ilegítima.
Ora, ora, se é assim é o caso de todo devedor afirmar que sua dívida é ilegítima (aluguéis, prestação de carros, de escolas etc) e deixar de pagar.
Sei que estou sendo simplista, mas acho que a história pode ser resumida assim: Devo, não nego e não pago. E daí?
E daí? É o que eu, como cidadã brasileira, que paga impostos e sofre com a falta de serviços públicos eficientes, que sofre vendo o nível de violência cada vez maior no país, que sofre vendo meninos de ruas cheirando cola, sem escolas e sem perspectivas, sendo explorados sexualmente, que sofre com mendigos e doentes mentais dormindo nas calçadas de Salvador, que sofre com o lixo nas ruas, quero ver qual vai ser a reação do governo brasileiro.
Pobres por pobres, vamos colocar os nossos em primeiro lugar. E vamos entregar os caloteiros à Justiça Internacional. Retirar todos os investimentos desses países. Vamos parar com essa historinha capciosa e de mentirinha. Vamos ver se o chefão deles vai usar a CHAVE para abrir a porta dos seus cofres.
Enquanto isso na China, após mais de meio século de comunismo razoavelmente bem sucedido, se é que se pode dizer que um regime é bem sucedido onde não há liberdade, o presidente vai à público dizer que só o capitalismo pode salvar o país da atual crise econômico. É mesmo????
É óbvio que não existe regime perfeito, mas o mais perto disso é certamente é aquele onde há liberdade. Mesmo que os que insistem em se apegar ao que comprovadamente não passam de velhas utopias, aleguem que onde há fome e ignorância não há liberdade. (Acordem Alices! ) . Vamos tentar encontrar um sistema melhor. Onde haja honestidade, ética, moralidade, compromisso com o próximo e com o seu país. Por que isso é tão difícil assim?
Ditadores, sejam pequenos ou grandes, se coloquem à direita ou à esquerda, e se chamem Pinochet, Médici, Fidel Castro, Chávez ( como se dá tanta importância a uma criatura tão rasa e óbvia como essa?) não são dignos de apreço.
É claro que se eu morasse na Venezuela poderia pegar cadeia por chamar o "bolivariano" do que acredito que ele é. Mas como aqui a gente ainda tem liberdade de expressão, quem gostar goste, quem não gostar não goste.
Tou me lixando para patrulhas sectárias e reacionárias. Reacionárias, sim!
O IBGE divulgou hoje que a população de 77% dos municípios brasileiros no Nordeste vive na pobreza. No Sudeste, 13,3% das cidades possuíam mais de 50% de sua população abaixo da linha de pobreza e no Norte 28,7% . E aí, Sr. Correa, Sr. Morales e Sr. Lugo?
Caloteiros têm que ser tratados como caloteiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário