sábado, julho 04, 2009

Antes tarde do que nunca


Finalmente, algo positivo nesta cidade: a Setad- Secretaria do Trabalho e Assistência Social da prefeitura está colocando em prática um programa que acredito ser de suma importância para resgatar a auto-estima do baiano. Não apenas dos envolvidos no projeto, mas de toda a sociedade.Numa parceria com o Ministério Público da Bahia e com a Fundação José Silveira, a Setad, comandada por Antônio Brito, colocou mãos a obras e iniciou um trabalho dificil e complicado que se der certo vai promover uma mudança que a sociedade deseja há muito: tirar mendigos, loucos e sem tetos da rua. Não para jogá-los num depósito qualquer, mas para tentar ressocializá-los integrando-os à sociedade.
Uma utopia? Parece, mas se não se tentar nunca se vai saber. Obviamente, nem todos os moradores de rua querem sair dela, porisso o trabalho é ainda mais complicado. Médicos, enfermeiros,psicólogos, e assistentes sociais entre outros profissionais estão envolvidos no processo que começa com a abordagem e convencimento dos sem teto de perspectivas melhores de vida.
As crianças e adolescentes são alvos prioritários do programa que está dividido em 11 árease que tem o Centro Histórico como um dos seus pontos principais. Até o final do ano, a Secretaria pretende lançar uma campanha para envolver toda a sociedade baiana. É ingenuidade e até burrice acreditar em qualquer tipo de desenvolvimento, se a melhoria da qualidade de vida não for extensiva a todos os segmentos sociais.
Já passou do tempo de buscar salvadores da pátria e colocar a mão na massa.

Na foto de Margarida Neide, distribuída pela Setad, o prefeito João Henrique, o secretário Antonio Brito e o procurador Lindinalvo Brito no lançamento do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário