terça-feira, dezembro 20, 2005

Mandinga em Manhattam

A Associação Brasileira Capoeira de Angola apresentou nesta terça-feira à noite no Largo de Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, um dos documentários baianos premiados pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Nacional de Rádio e Difusão do Estado da Bahia. O documentário de 55 minutos, intitulado "Mandinga em Manhattam" é um dos 32 projetos com roteiros selecionados nacionalmente pelo concurso da Secretaria do Áudio Visual, que disponibilizou R$ 100 mil para realização de cada projeto premiado em 2005. Foram inscritos mais de 800 projetos em todo o país. O roteiro criado e escrito pela jornalista, fotógrafa e capoeirista Lúcia Correia Lima, a convite do diretor Lázaro Faria, foi filmado em Salvador, Nova York, São Paulo, Rio de Janeiro e São Francisco do Conde, enfocando a internacionalização da capoeira, arte e luta afro-brasileira que surgiu nos canaviais do recôncavo baiano, no Brasil colônia.
Segundo Lúcia, o título do trabalho é uma homenagem ao mais importante mestre angoleiro que vive há 17 anos na ilha nova-iorquina, Mestre João Grande, um dos principais personagens do documentário.
"Mandinga" mostra a beleza de Salvador, sua arquitetura, seu povo, suas praias e principalmente a capoeira, importantíssimo instrumento de defesa e afirmação do povo negro da Bahia no Brasil Colônia e hoje da cultura afro-brasileira em todo o mundo.
Vamos torcer para que o olhar de Lúcia sobre esse feitiço que hoje se espalha por todas as partes do planeta entre logo no circuito de documentários da cidade. Valeu Lúcia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário